Suspenso pela Anvisa, Fifa decide realizar Brasil x Argentina em nova data e local

A Fifa anunciou nesta segunda-feira (14) que o clássico Brasil x Argentina será realizado em nova data e local. O jogo, válido pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, foi suspenso por agentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após a entrada irregular de atletas argentinos no país. É provável que a partir aconteça na data Fifa do próximo mês de junho.

No dia 5 de setembro do ano passado, o duelo entre Brasil e Argentina foi interrompido com quatro minutos de bola rolando. Técnicos da Anvisa invadiram o gramado da Neo Química Arena para notificar quatro jogadores argentinos que teriam burlado as regras para entrar no país.

Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Além de decidir pela realização de uma nova partida, a Fifa também puniu os envolvidos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) foi multada em 550 mil francos suíços, o equivalente a R$ 3,1 milhões, por causa das falhas na organização do jogo e pela invasão do campo. Os fiscais interromperam a partida dentro do gramado da Neo Química Arena. Já a Associação de Futebol Argentino (AFA) terá de pagar 250 mil francos (R$ 1,4 milhão), já que quatro dos seus jogadores tentaram burlar as regras sanitárias do Brasil. Emiliano Martínez, Giovanni Lo Celso, Cristian Romero e Emiliano Buendía foram suspensos por dois jogos, que serão cumpridos na data Fifa de março. Com isso, poderão entrar em campo no clássico sul-americano.

CBF e AFA ainda podem recorrer da decisão da Fifa. O primeiro seria o Cmitê de Apelação da própria entidade internacional, depois, o caminho será o Tribunal Arbitral do Esporte (TAS). Enquanto os brasileiros não se pronunciaram, os argentinos, através do presidente Chiqui Tapia deverá recorrer.

“Como presidente da AFA, prometo fazer todos os esforços necessários e recorrer da decisão da Fifa em relação ao jogo classificatório com o Brasil. Nossa prioridade é a seleção argentina sempre”, escreveu o dirigente no Twitter.

Brasil é o líder das eliminatórias com 39 pontos, seguido pela Argentina que soma 35. As duas seleções já estão classificadas de forma antecipada para a Copa do Mundo de 2022.

Fonte: Bahia Notícias