A primeira Data Fifa de 2021 começa nesta semana, com jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, partidas de outras competições continentais e amistosos. Compromissos importantes serão disputados com clubes se recusando a liberar seus jogadores “internacionais”, em meio às constantes mudanças de restrição de viagem por causa da pandemia do coronavírus.

A versão mais recente da “lista vermelha” do Reino Unido tem essencialmente países da América Latina e da África, além de alguns da Ásia. Portugal foi retirado do conjunto na última sexta-feira, o que desbloqueou nove convocados de clubes da Premier League.
Liga que mais cedeu jogadores para a última Copa do Mundo, com mais de 100 nomes, a Premier League teve nas últimas semanas o posicionamento dos principais técnicos contra a liberação de atletas. O motivo é a quarentena de 10 dias a qual eles podem ser submetidos. Nomes de peso como Pep Guardiola e Jürgen Klopp protestaram.
A novidade do fim de semana também ajudou atletas de outros países que defendem clubes da Bundesliga e vão disputar jogos pelas eliminatórias europeias na Inglaterra e na Escócia. Exemplos: o centroavante Robert Lewandowski, da Polônia, e o zagueiro David Alaba, da Áustria, ambos do Bayern de Munique.
Não à toa Conmebol e a Fifa decidiram no início de março suspender os jogos das eliminatórias previstos para esta Data Fifa. As entidades perceberam que os clubes europeus não iam liberar os talentos sul-americanos. Ainda não foi definido quando a competição será retomada.
A atual Data Fifa também terá o início do respectivo torneio das Américas do Norte, Central e Caribe. Por outro lado, somente três partidas entre seleções da Ásia estão previstas — as restantes ocorrerão entre o fim de maio e meados de junho, em sedes centralizadas. Ainda não há confirmação para o começo da segunda fase das eliminatórias na África para a Copa, e nem para a abertura na Oceania.
Fonte: Globoesporte.com