Palmeiras segue folgado na liderança do Ranking DaBase

Único site do país com cobertura nacional sobre futebol de base do país, o DaBase.com.br apresenta o mais completo ranking das categorias de base dos clubes brasileiros.

Partida entre Palmeiras e Corinthians, válida pela final do Campeonato Paulista Sub-20, no Parque São Jorge, em São Paulo-SP. (Foto: Fabio Menotti)

A primeira atualização de 2021, quase um ano depois em função da pandemia que modificou todo o calendário pré-estabelecido para o futebol de base no país, traz como destaque o Flamengo, que mesmo sem a conquista dos principais títulos nacionais, passou para a terceira posição. O líder Palmeiras segue folgado na frente e continua como detentor do maior número de troféus. O Athletico-PR pulou de nono para sétimo, deixando Cruzeiro e Atlético-MG para trás. O Top-10 tem os mesmos dois paulistas, dois gaúchos, três cariocas, dois mineiros e um paranaense da última relação. Ao todo são 405 agremiações listadas.

São mais de cem campeonatos de base contabilizados no levantamento. Levam-se em conta todos os Estaduais disputados no Brasil, catalogados nos sites oficiais de cada Federação, do sub-11 ao sub-20 (assim como as copas com pelo menos quatro participantes), além do Brasileiro de Aspirantes e as competições regionais e nacionais. São contadas também as principais competições internacionais e os torneios com a presença de ao menos dois brasileiros na disputa.

A pontuação é a seguinte:

Copa do Brasil, Brasileiro, Libertadores e Mundial: 10 pontos ao campeão, 5 pontos ao vice e 2 pontos aos semifinalistas;
Copa SP, Copa Ipiranga, Taça BH e Copa Brasil Votorantim: 5 pontos ao campeão, 3 pontos ao vice e 1 ponto aos semifinalistas;
Brasileiro Mirim, Copa do Nordeste, Copa Sul, Copa Santiago, Efipan e Copa Nike: 4 pontos ao campeão e 2 pontos ao vice;
Campeonatos Estaduais: 3 pontos ao campeão e 1 ponto ao vice;
Copas e torneios estaduais: 2 pontos ao campeão e 1 ponto ao vice;
Demais torneios: 3 pontos ao campeão e 2 pontos ao vice.

O ranking atual (revisado em 01 de março de 2021) considera os resultados de 1º de janeiro de 2016 a 01 de março de 2021, independente da quantidade de jogos realizados por cada agremiação esportiva. A nova atualização será publicada no próximo dia 01 de junho.

Caso haja empate na pontuação entre dois ou mais clubes, os critérios de desempate são o número de títulos e a quantidade de vice-campeonatos, respectivamente. Confira a relação completa:

Confira os 10 primeiros
1º-Palmeiras-SP 56 títulos e 28 vices
2º-Grêmio-RS 48 títulos e 32 vices
3º-Flamengo-RJ 34 títulos e 23 vices
4º-Internacional-RS 36 títulos e 15 vices
5º-São Paulo-SP 30 títulos e 15 vices
6º-Fluminense-RJ 29 títulos e 17 vices
7º-Athletico-PR 23 títulos e 17 vices
8º-Cruzeiro-MG 22 títulos e 19 vices
9º-Atlético-MG 16 títulos e 16 vices
10º-Vasco da Gama-RJ 16 títulos e 24 vices

Fonte: DaBase

Comentários