Grêmio é considerado o segundo melhor time de 2017; Real Madrid lidera ranking

O Grêmio foi o segundo melhor time de 2017 e só ficou atrás do Real Madrid na visão da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS). Com os dois finalistas do Mundial do Clubes (e campeões continentais) no topo, o ranking anual da entidade ainda teve o Manchester United, vencedor da Liga Europa, na terceira posição, enquanto outro brasileiro completa o top-10. Após chegar à decisão da Copa Sul-Americana, o Flamengo terminou na sexta colocação, atrás ainda de Barcelona (o quarto) e PSG (o quinto).

Com peso máximo (4) dentro do levantamento, o Brasil conta com oito times no top-100, são eles: Botafogo (20º), Santos (21º), Palmeiras (33º). Atlético-PR (46º), Atlético-MG (55º) e Corinthians (64º), além dos já citados Grêmio e Flamengo. Chapecoense, Cruzeiro, Fluminense, Sport, Ponte Preta, São Paulo, Vasco, Bahia, Avaí, Coritiba e Vitória também foram lembrados na lista.

Realizada desde 1991, a lista usa como critério o resultado das equipes em cada jogo disputado ao longo da temporada, sendo que há pesos distintos para cada competição. Com pontuação máxima para a Libertadores (dentro dos torneios continentais) e para a Série A (dentre os nacionais), os times do Brasil tem o maior número de representantes no top-100 ao lado da Espanha, ambos com oito.

Por Globoesporte.com 

Comentários