FBF completa 107 anos de fundação

Uma das mais antigas entidades desportivas do país, a Federação Bahiana de Futebol completa, nesta segunda-feira (14), 107 anos de fundação. Fundada em 14 de setembro de 1913, a FBF construiu, até aqui, uma história de conquistas e destaque nacional.

A História – Apesar de oficialmente fundada em 1913, a história da entidade máxima do futebol baiano começou a ser escrita 12 anos antes. Em 1901, o jovem estudante José Ferreira Júnior, conhecido como Zuza Ferreira, apresentou aos baianos um até então desconhecido objeto que trouxe na bagagem de uma viagem para a Inglaterra. Tratava-se de uma bola.

Ricardo Lima e Manfredo Lessa, presidente e vice-presidente da FBF, respectivamente (Foto: Max Haack/Ag. Haack/Bahia Notícias).

No Campo da Pólvora, Zuza reuniu os amigos e dividiu o grupo em dois times. Em seguida, ele marcou o gol com duas pedras e deu início à prática do futebol no Estado.

Nos anos seguintes, o esporte passou por diversas adaptações. Regras oriundas da Europa foram trazidas e os primeiros clubes foram surgindo no Estado. O primeiro deles foi o Club Internacional de Cricket, em 1903, e dedicado exclusivamente ao futebol. O Club de Cricket Victória, atual Esporte Clube Vitória, foi fundado antes, em 1899, mas passou a praticar o futebol também em 1903. A primeira partida oficial, por sua vez, foi entre Sport Club Bahiano e o Sport Clube Itapagipe. Não demorou muito após o primeiro jogo e o futebol cresceu de uma maneira que foi preciso ser criada uma entidade para dar conta da organização de partidas e campeonatos. Foi aí que, em 1904, surgiu a Liga Bahiana de Sports Terrestres (LBST).

A LBST realizou o primeiro Campeonato Baiano em 1905, mas, oito anos depois, passou por uma série de dificuldades e acabou fechada. Porém, a força que o futebol já havia construído não destruiu o sonho e, no dia 14 de setembro de 1913, foi fundada a Federação Bahiana de Futebol, que está localizada na Praça Castro Alves, no Centro Histórico de Salvador, no coração do tradicional Carnaval da capital.

Ao longo de uma trajetória de de sucesso, dedicação e muito trabalho em prol do futebol baiano, diversos presidentes passaram pela entidade, que hoje é presidida pelo analista de sistemas Ricardo Lima. O dirigente assumiu o comando da FBF em janeiro de 2019, ao lado do advogado Manfredo Lessa, seu vice-presidente.

Competições – Fazem parte do calendário de competições da FBF o Campeonato Baiano Profissional Série A, Campeonato Baiano Profissional Série B, Campeonato Baiano Sub-20, Campeonato Baiano Infantil e Juvenil, Campeonato Intermunicipal, Campeonato Baiano Feminino, Copa Governador do Estado e Torneio Seletivo. Estes dois últimos não acontecem anualmente e dependem da aprovação e participação dos clubes.

Além destes campeonatos, dos quais é a responsável, a FBF também cumpre seu papel de fomentar o futebol em toda a Bahia, apoiando diversas outras competições, organizadas por parceiros. Algumas delas são as Copas Regionais de seleções adultas, organizadas pelas ligas municipais, Copa 2 de Julho de Futebol Sub-15 e Copa Metropolitana Sub-15, elaboradas pela Sudesb, Campeonatos Regionais de Base, promovidas pelo Esporte Clube Vitória, Red Ball Cup, organizada pela Rede Record, a Copa Salvador de Futebol Dente de Leite, em parceria com a prefeitura, a Salvador Cup Sub-16, organizada pelo Esporte Clube Jacuipense, entre muitas outras.

Por Comunicação FBF

Comentários