Escolinha Vitoria é campeã da Copa Bahia de Futebol de Base

Itamaraju – Itamaraju acaba de sediar a maior competição esportiva de sua história. Trata-se da 10ª Copa Bahia de Futebol de Base, evento que teve início no domingo 28/01, transcorrendo por toda semana se encerrando neste sábado, 03/02, por volta das 14 horas.

Quando digo maior evento da historia é devido ao número de atletas envolvidos. Foram em torno segundo a organização, 935 atletas distribuídos em 18 agremiações (escolinhas), perfazendo um total de 64 equipes, já que tiveram algumas com 04 categorias, como é o caso de Trancoso Distrito de Porto Seguro que inclusive saiu da competição como maior vencedora, haja vista que das 04 categorias, sub-12, 14, 16 e 18; Porto Seguro só não venceu a ultima que teve justamente o Vitoria de Itamaraju como campeão.

Nunca é demais lembrar que no dia 28/01, data em que acontecia a abertura do evento em nossa cidade, nesta mesma categoria o Vitoria se sagrou campeão desta mesma Copa, que tinha como sede os Municípios de Alcobaça e Caravelas.

Foi sem dúvida um evento grandioso principalmente no ponto de vista quantitativo.  Na minha visão, quem deveria promover um evento deste porte era a LFI, inclusive para ajudar as próprias escolinhas de futebol da cidade que revelam talentos sem contribuição alguma do Município. Todavia deixo bem claro que o meu partido é o futebol, isso para que ninguém venha tecer qualquer comentário achando que estou fazendo qualquer crítica a atual administração municipal. Quanto aos políticos aqui generalizo, pois prometem e nada fazem.

Uma coisa que nos chamou bastante atenção é o fato de que se anunciou a presença de diversos olheiros de clubes como, Bahia, Flamengo, Vasco, dentre outros. De acordo com o anuncio seria em torno de mais ou menos oito. Sinceramente observei a presença de dois apenas, um que se dizia representar o Bahia (Mineirinho), mais um outro que também se dizia representar o Flamengo. Talvez outros marcaram presença. Devido o meu trabalho observei apenas esses dois.

Empresário de verdade é como o Dico Maradona (Bahia), que aqui esteve a convite do Jaime Braga em 2015. Na ocasião quando observava uma das partidas eis que de repente após alguns toques na bola disse, chame aquele garoto número tal. O jovem atleta se dirigiu ao observador (Dico Maradona) e ouviu do mesmo, pode sair, você se apresentará ao Esporte Clube Bahia na próxima semana. Dito e feito. Infelizmente depois de um bom tempo o rapaz está de volta e continua jogando pelas escolinhas de Itamaraju.

Hoje, o dia “D”; por estar reservado apenas às finais restando a “nata”, simplesmente os melhores vamos assim dizer, aí cadê a figurado do observador? Que me perdoe, não confio nesse tipo de olheiro.

Quanto as finalíssimas por categoria, eis a seguir os resultados:

Na sub-12, Trancoso 2 x 2 Juventus (Feira de Santana). Nos pênaltis deu Trancoso.

Na sub – 14, Trancoso 2 x 1 Teixeira de Freitas

Na sub – 16, Trancoso 0 x 0 Nova Conquista (Vitoria da Conquista). Nos pênaltis, novamente Trancoso.

Para variar na sub – 18, Vitoria (Itamaraju) 1 x 0 Itabuna. Gol marcado pelo jovem Bruno Coutinho de cabeça, aos 16 minutos do segundo tempo.

Eis abaixo a ficha técnica deste jogo.

Itabuna jogou e perdeu com: Guilherme; Manoel (Yago), Bruno, Erick e Esquerdinha; Brunão (Alex), Gabriel Lírio (Welington), Gabriel Silva (Vinicius Poetinha) (Alef) e Filipe; Daniel (Pablo) e Vinicius Paulista. Suplentes: Iuri, Alex, Yago, Marcelo, Vinicius Poetinha, Pablo, Welington e Alef. Técnico: Vando.

Vitória jogou e venceu com: Zoi; Marcos Paulo, Jonas, Renato e Pope; Narciso, Luquinhas, Vinicius e Vitinho (Henrique); Bruno Coutinho e Leo (Helder). Suplentes: Rian, Junior, Simar, Arilson, Helder e Henrique. Gol: Bruno Coutinho, aos 16 minutos do segundo tempo. Técnico: Thiago Novais; Auxiliar técnico: Leandro.

Pelo fato de ser Adventista do 7º Dia, o técnico Oriza não pode estar presente sendo bem substituído pelo garoto Thiago.

A 10ª Copa Bahia, essa sediada em Itamaraju tem como Promotora a MG Eventos, cuja tem a frente o jovem Gerlan, oriundo da cidade de Vitoria da Conquista que contou com apoio de Edvando da Escolinha Real Serrano do Distrito de Guarani (Prado), dentre outros. Suporte maior da Prefeitura que além do Estádio Juarez Barbosa, colocou à disposição alguns ônibus para transporte e diversas escolas para a hospedagem das delegações visitantes.

Estiveram em nossa cidade, equipes de Feira de Santana, Jequié, Caetité, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Porto Seguro etc.

Por Antônio Reis Viana/Blog Os Feras da Bola

Comentários