Criação de liga para organizar Brasileirão é aprovada por clubes da Série A; tema vai à CBF

A criação de uma liga, a partir do ano que vem, para organizar o Campeonato Brasileiro, produto da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), foi aprovada nesta terça-feira (15) por 19 dos 20 clubes da Série A. O documento será entregue para a direção da CBF ainda nesta tarde, em reunião na sede da entidade.

Criação de liga dos clubes pode fazer Brasileirão mudar de nome. Foto: Lucas Figueiredo / CBF

O presidente interino Antonio Carlos Nunes representará a CBF na reunião, que terá outros temas. A intenção dos dirigentes das agremiações brasileiras é ter maior participação nas decisões da entidade, segundo o “GE”, e retirar poder das federações estaduais.

Atualmente, a Assembleia Geral Eleitoral só permite a participação dos clubes na escolha do presidente da CBF e dos vices. O estatuto da CBF, contudo, prevê também a Assembleia Geral Administrativa, que decide possíveis destituições do presidente e vota a prestação de contas da entidade. Desta, participam apenas as 27 federações estaduais de futebol.

Além disso, o estatuto prevê peso 3 para os votos das federações, enquanto os clubes da Série A possuem peso 2, e as equipes da Série B têm peso 1.

Criar uma liga depende da aprovação da Assembleia Geral Administrativa. Ou seja, as federações estaduais precisam aprovar a ideia de terem menos poder.

Fonte: Bahia Notícias

Comentários