CBF anuncia novo formato da Copa do Brasil em 2021

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta terça-feira (5) o regulamento oficial da Copa do Brasil de 2021. Com as mudanças, a competição terá 92 equipes e será disputada em sete fases.

A 33ª edição da Copa do Brasil está prevista para começar no dia 3 de março. A final está marcada para 27 de outubro.

Foto: Divulgação/CBF

Sorteio e primeiras fases

O sorteio para primeira fase da Copa do Brasil de 2021 será realizado no dia 24 de fevereiro, após o fim da Série A do Campeonato Brasileiro de 2020.

A primeira fase da competição será composta por 80 clubes. No mesmo modelo da anterior, os duelos serão definidos em jogos únicos com mando de campo para as equipes piores colocadas no ranking da CBF.

Os 40 times classificados se enfrentam na segunda fase com base em chaveamento, que estabelece também mando de campo.

A grande mudança acontece na terceira etapa da Copa do Brasil. Além dos 20 clubes classificados, entram na competição outros 12.

As equipes classificadas para a Libertadores e as que ganharam a Copa do Nordeste, Copa Verde e Série B, entravam no torneio nas oitavas de final, mas a partir de 2021 vão disputar a Copa do Brasil a partir da terceira rodada.

A CBF definiu nove vagas para os clubes classificados para a Copa Libertadores. Caso menos equipes garantam vaga na principal competição do continente, os espaços serão preenchidos pelos melhores colocados do Campeonato Brasileiro de 2020.

Campeão da Copa do Nordeste de 2020, o Ceará garantiu vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil.

Fonte: Galáticos Online

Comentários