Campeonato Baiano volta sem torcida e com equipes em reconstrução

Quatro meses depois, a bola vai voltar a rolar no Campeonato Baiano. A partir do dia 23 de julho, próxima quinta-feira, o estadual volta a ser disputado, permeado, porém, por mudanças.

A princípio, os clubes podem estranhar alguns elementos, como, por exemplo, a ausência da torcida nas arquibancadas, importante para evitar o risco de contágio pelo coronavírus. O condicionamento físico dos atletas e entrosamento também não devem ser os mesmos. Entretanto, não devem faltar vontade e emoção.

A última partida antes da pausa do Baianão foi disputada no dia 15 de março, com triunfo do Jacuipense sobre o Vitória, por 1 a 0, no estádio Valfredão. Depois disso, os primeiros casos da Covid-19 apareceram, e nada mais foi o mesmo na Bahia. Hoje, o estado soma mais de 100 mil casos da doença, com mais de 2.500 mortes.

A duas rodadas do fim da primeira fase, o Bahia lidera a competição, com 15 pontos, seguido por Jacuipense, com 12, e Bahia de Feira e Vitória, ambos com 11, mesma pontuação do Atlético de Alagoinhas. Na parte de baixo da tabela, Jacobina e Doce Mel briga para não ser rebaixados.

Diante do crescimento no número de casos do coronavírus em algumas regiões da Bahia, o estadual não terá partidas nas cidades de Ipiaú, Jacobina e Alagoinhas. Assim, Doce Mel, Jacobina e Atlético de Alagoinhas deverão atuar em Salvador ou Feira de Santana. Na capital, a Arena Fonte Nova, onde fica instalado um hospital de campanha, também não vai receber partidas.

Desta forma, estão liberados para os jogos no Baianão os seguintes estádios: Joia da Princesa e Arena Cajueiro – Feira de Santana; Pituaçu – Salvador; Barradão – Salvador; Adauto Moraes – Juazeiro; Lomanto Júnior – Vitória da Conquista.

Últimos confrontos da primeira fase

A duas rodadas do fim da primeira fase, o Campeonato Baiano tem situação indefinida. Oito clubes estão na briga pelo G-4. Na lanterna e a três pontos do penúltimo, Jacobina tem situação dramática contra o rebaixamento.

8ª rodada da primeira fase
Quinta, todos os jogos às 16 horas
Fluminense de Feira x Jacuipense;
Vitória x Bahia de Feira;
Juazeirense x Vitória da Conquista;
Jacobina x Doce Mel;
Atlético de Alagoinhas x Bahia.

Fonte: G1 Bahia

Comentários