Brasileiro: Baianos completam 8 jogos sem vencer na Série D

O caótico tratamento dos dirigentes do futebol baiano se traduz nos resultados em campo nos últimos anos, especialmente em 2021 com 3 quedas inéditas de Bahia na Série A, Vitória na B e o Jacuipense na C sem nenhum acesso sequer da D para a C.

E o ano de 2022 começa com resultados nada auspiciosos nas Série C (Vitória) e D (Atlético de Alagoinhas, Bahia de Feira, Jacuipense e Juazeirense). Nos 10 primeiros jogos nas competições que participam foram 3 derrotas e 7 empates sem nenhuma vitória.

Apesar disso, a FBF (Federação Bahiana do Fracasso) e parte da imprensa ainda chama o Baianinho (nome dado pelo saudoso comentarista esportivo Armando Oliveira) também para a redação do Bahia On– de Baianão. Seria cômico se não fosse trágico.

O falido campeonato estadual destruído a partir de 2002 com a gestão do atraso na FBF e que tem continuidade agora somente sobrevive porque o Governo da Bahia – que não cuida da educação, da Infraestrutura, da saúde e da segurança, entre as piores das 27 unidades da federação brasileira – gasta o dinheiro público para sustentar o ‘considerado futebol profissional baiano’.

Para se ter uma ideia do fiasco que são neste momento nossos times em campo na Série D, nenhum venceu sequer equipes de Alagoas e Sergipe, estados com muito menor poder aquisitivo e histórico inferior ao futebol baiano, campeão brasileiro em 1959 e 1988 com o Bahia e vice-campeão brasileiro com o Vitória em 1993 e da Copa do brasil com o mesmo Vitória em 2010.

O campeonato baiano deste ano teve público inferior a 30 pagantes no estádio, além de números pífios na audiência da TVE (canal do Estado) que se orgulha de ter transmitido mais de 40 jogos, 90% com audiência que marcou traço – menos de meio ponto, ou 8,5 mil telespectadores na RMS (Região Metropolitana de Salvador) com 4,2 milhões de habitantes e público televisivo estimado em 1,8 milhão.

Resultados Série D

Atlético – campeão baiano

Asa 1 x 0 Atlético de Alagoinhas

Atlético de Alagoinhas 1 x 1 Lagarto

Bahia de Feira

Nova Venécia 0 x 0 Bahia de Feira

Bahia de Feira 0 x 0 Ferroviária

Jacuipense – vice-campeão baiano

Jacuipense 1 x 1 Sergipe

CSE 3 x 3 Jacuipense

Juazeirense

Juazeirense 1 x 1 CSE

Sergipe 1 x 1 Juazeirense

Por Waldemir Vidal