Brasil x Argentina: AFA faz acordo que CBF não conseguiu e terá jogadores da Premier League nas eliminatórias para a Copa

A Associação Argentina de Futebol (AFA) fez um acordo com dois clubes da Premier League – coisa que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não conseguiu – e obteve a liberação dos quatro jogadores convocados que atuam na liga para atuarem pela Argentina nos jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, a serem realizados nos próximos dias. E há condições para isto, conforme apurou a ESPN Brasil.

São eles o goleiro Emiliano Martínez e o meia-atacante Emiliano Buendía, do Aston Villa, e o zagueiro Cristian Romero e o meio-campista Giovani Lo Celso, do Tottenham.

O acordo se deu após as ligas de Inglaterra e Espanha (LaLiga) vetarem a ida de atletas convocados pelas seleções sul-americanas por conta da pandemia de COVID-19.

Desta maneira, a AFA conseguiu ter à disposição todo o quarteto que joga na Premier League que foi chamado pelo técnico Lionel Scaloni.

Há condições para isto. E duas delas a reportagem conseguiu ter acesso. Uma é que os atletas sejam usados em, no máximo, dois dos três compromissos da Data Fifa. E a outra é que isto se dê nos primeiros confrontos, logo, os liberando do último.

A Argentina visita a Venezuela dia 2 (quinta) e o Brasil, dia 5 (domingo); depois, receberá a Bolívia dia 9 (outra quinta) – neste, pelo combinado, o quarteto não poderá ir a campo.

Após seis dos 18 jogos previstos, a seleção argentina é a segunda colocada com 12 pontos, seis atrás do Brasil, líder com 18. As quatro primeiras vão direto ao mundial do Catar, ano que vem, e a quinta disputará uma repescagem.

E a seleção brasileira?

Pelo lado brasileiro, Tite chamou na primeira convocação, em 13 de agosto, nove jogadores da Premier League. Após o veto, a CBF avisou aos atletas para esperarem até esse domingo (29), mas, até aqui, não conseguiu avançar.

São eles Thiago Silva, do Chelsea, Richarlison, do Everton, Raphinha, do Leeds United, Alisson, Fabinho e Roberto Firmino, do Liverpool, Ederson e Gabriel Jesus, do Manchester City, e Fred, do Manchester United.

Thiago Silva e Richarlison, ao menos, fizeram postagens em suas contas de Instagram nesta segunda-feira (30) remetendo ao tema. O zagueiro colocou até uma figurinha de mãos atadas, como querendo dizer que não tem nada a fazer.

Com a situação, Tite fez novo chamado em 27 de agosto, agora de nove jogadores, alguns de clubes do Brasil e outros de agremiações de França, Portugal, Espanha e Rússia.

Fonte: ESPN.com.br

Comentários