Série D: Enquanto América esbanja tradição, Série C pode ter participantes inéditos

No último final de semana foram definidos os oito times que decidirão o acesso na Série D do Campeonato Brasileiro na fase quartas de final, em jogos de ida e volta. Entre as equipes classificadas, a mais tradicional é o América-RN, acostumado a figurar nas primeiras divisões do futebol nacional, mas outros dois times já estiveram na elite.

Em compensação, três equipes nunca estiveram em divisões acima da Série D e buscam um acesso inédito. Vale lembrar que a quarta divisão do Campeonato Brasileiro passou a existir apenas em 2009. Até então existiam apenas três divisões.

Começando pelos novatos, os times que nunca estiveram acima da Série D são: Juazeirense-BA, Globo-RN e URT-MG. Esta é a terceira participação da Juazeirense na Série D. O Globo FC, que participou da última divisão nos últimos quatro anos, também chegou a jogar duas Copas do Brasil, assim como a URT, que disputou a Copa do Brasil quatro vezes, mas está apenas em sua segunda participação na Série D.

O América-RN caiu para a Série D do Campeonato Brasileiro pela primeira vez nesta temporada. O Mecão vinha tendo participações nacionais em sequência desde o ano de 1972 e não disputou uma divisão do Campeonato Brasileiro apenas em 1992 e 1993, devido a mudanças no regulamento feitas pela CBF, quando estava na Série B, de onde retornou em 1994. Nesta época, o Mecão jogou a Copa do Brasil, competição que já disputou 21 vezes. Ao todo, são 14 participações do América na Série A, 25 na Série B e seis na Série C.

Mas não foi só o América que esteve na elite. Maranhão e Operário Ferroviário já deram essa alegria para suas torcidas. O Maranhão conseguiu chegar na Série A em 1979 e permaneceu em 1980, além de ter sete Séries B e cinco Séries C. Esta é a terceira vez do clube na Série D. O MAC também jogou sete Copas do Brasil. Já o Operário jogou a Série A apenas em 1979 e tem duas participações na Série B, além de quatro na Série D.

O Atlético-AC jogou a Série C do Brasileiro em 1992 e 1995 e está atualmente em sua quarta participação na Série D, além de duas Copas do Brasil. Quem também chegou na Série C foi o São José-RS, quatro vezes, a última delas em 2003. O time também jogou a Série D quatro vezes e uma vez a Copa do Brasil.

Por Futebol Interior

Comentários