Representatividade: Jogadoras do futebol teixeirense viajam para disputar o Baianão Feminino 2018

As jogadoras defenderão o time da Lusaca, atual campeão do Baianão. Fotos: Elizeu Portugal/OSollo

Cinco atletas do futebol teixeirense viajaram para Salvador na tarde dessa quarta-feira (19). Elas disputarão a 30ª edição do Campeonato Baiano de Futebol Feminino, defendendo o time da AD Lusaca, tendo já sido campeãs no ano passado. As jogadoras treinam com a equipe do Oriente de Teixeira de Freitas e levam o nome de suas comunidades de origem por todas as competições que participam pelo país.

Camila Ferreira, 21 anos, é goleira e nasceu em Teixeira. Para ela, a sensação de jogar o Baianão Feminino é muito boa. “Uma oportunidade que muitas queriam ter, mas não tiveram“, disse. Além dela, embarcaram Sineide Conceição (25), zagueira nascida no Prado; Regiane Barbosa (23), lateral esquerda que veio de Sergipe; Claudimila Portela (20), lateral direita teixeirense e Inária Américo, a zagueira “Ronaldinha”, de 19 anos, da comunidade caravelense Rancho Alegre.

O treinador do Oriente, Manivaldo Ferreira, comemora o resultado de já ter enviado as atletas anteriormente e alcançado o título. “Quando se tem sucesso e é feito um trabalho bom, as atletas retornam. A prova está aí, elas indo disputar novamente“, comentou. Ainda segundo Manivaldo, a expectativa era que o time local representasse Teixeira no campeonato, que começa no próximo dia 30, mas lembrou da falta de recursos que dificulta a participação da equipe.

As meninas chegaram na manhã desta quinta-feira à capital baiana

A Associação Desportiva Lusaca é um time de futebol feminino da cidade de Dias d’Ávila (Bahia). O clube foi fundado por Ruan Conceição Matos em 3 de novembro de 2007, e suas cores são o vermelho, o verde e o amarelo. A Lusaca participa do Campeonato Baiano de Futebol Feminino desde 2008, chegando às finais em 2011, 2015 e 2017. Desta última vez, sagrou-se campeã nas finais contra o Jequié. O título estadual veio de forma invicta, após oito vitórias e apenas uma derrota.

Realizado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), o Campeonato Baiano de Futebol Feminino é disputado desde 1984. No ano passado, a competição foi organizado para 18 equipes.

Por Elizeu Portugal/O Sollo

Comentários