Luis Enrique anuncia: deixa o Barcelona ao final da temporada

O Barcelona terá um novo técnico a partir da próxima temporada. Luis Enrique anunciou em entrevista coletiva depois da vitória sobre o Sporting Gijón nesta quarta-feira que não renovará seu contrato com o clube, o qual se encerra ao final da atual campanha.

O técnico de 46 anos chegou ao clube em 2014 e conseguiu uma passagem de sucesso. Logo na primeira temporada, faturou a tríplice coroa (títulos de Uefa Champions League, Campeonato Espanhol e Copa do Rei); em 2015-16, conseguiu a dobradinha (Campeonato Espanhol e Copa do Rei). Além disso, faturou uma Supercopa da Espanha, uma Supercopa da Uefa e um Mundial de Clubes.

Nesta temporada, porém, ele tem enfrentado críticas devido ao desempenho da equipe, que sempre esteve atrás do Real Madrid no Campeonato Espanhol. Além disso, o treinador passou a ser ainda mais questionado por conta goleada sofrida para o Paris Saint-Germain por 4 a 0 pelo duelo de ida das oitavas de final da Champions.

Luis Enrique começou sua trajetória como técnico no próprio Barcelona, tendo guiado o time B. Em 2011, foi contratado pela Roma, mas deixou a equipe depois de uma temporada sem brilho. Na sequência, comandou o Celta em 2013-14, fez uma boa campanha e levou o time galego ao nono lugar, o que lhe rendeu a chance de retornar ao Barça, só que para treinar o elenco principal.

Os nomes cotados para dirigir o Barcelona a partir da próxima temporada são Jorge Sampaoli (Sevilla), Ronald Koeman (Everton) e Ernesto Valverde (Athletic Bilbao), entre outros.

Em seus meses finais à frente da equipe – que defendeu também como jogador, entre 1996 e 2004, e pela qual se aposentou -, Luis Enrique disputa mais três títulos. Além de tentar reverter a difícil situação contra o PSG na Champions e superar o Real Madrid no Espanhol, o Barça está na final da Copa do Rei, fase em que enfrentará o Alavés.

Por ESPN

Comentários