Intermunicipal: Vai começar a festa do futebol do interior

O palco já está pronto, as torcidas empolgadas, os times se prepararam com afinco para fazer bonito na estreia e a Bahia inteira estará de olho neste domingo (12) na tela da TVE, a partir das 10h30 da manhã. Atual campeã, a seleção de Eunápolis recebe a visita de Macarani na abertura do 61º Campeonato Intermunicipal de Futebol, que é organizado pela Federação Bahiana de Futebol (FBF), desde 1957.

“O Intermunicipal envolve 64 municípios e simboliza a festa do futebol no interior da Bahia. Todos os anos é uma emoção renovada e faço questão de estar presente no jogo de abertura, que em 2018 acontece em Eunápolis. A seleção desta cidade conquistou seu primeiro título ano passado e, quem sabe, não teremos outro campeão inédito. Nos esforçamos, com o apoio de nossos parceiros e patrocinadores, para realizar o maior campeonato de seleções amadoras do Brasil”, declarou o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues.

Neste domingo (12), Ednaldo, o vice-presidente Ricardo Lima e diretores da FBF vão marcar presença no Estádio Municipal José Araújo Santana, o Araujão, que deverá estar lotado. Nas redes sociais, os torcedores de eunapolitanos transmitem otimismo na conquista do bicampeonato e prometem uma bela festa nas arquibancadas, com charanga, bandeiras e outros adereços.

CAMPEÕES – Antes de ser campeã em 2017, a melhor campanha de Eunápolis foi em 2015, quando a seleção foi eliminada na semifinal por Santo Amaro. O presidente da Liga de Futebol de Eunápolis, Nereu Santana, acredita no bi. Foi contratado o técnico Guto Chalup, campeão do Intermunicipal como atleta em 2001, por Coaraci. Treinou depois a seleção desta cidade, além de Ibirataia e Santo Antônio de Jesus.

Seleção de Eunápolis treina forte para fazer uma boa estreia 

Dos atletas titulares da campanha do ano passado permanecem no elenco: o lateral Ninho Malhador e os atacantes Luquinhas e Rafael. Para esse ano Eunápolis contratou o goleiro Jú (Itabela), o zagueiro Fabrício (Santo Amaro), o volante Draid (Ipiaú) e o atacante Otton (Valença), figuras conhecidas no futebol amador. Os dois primeiros já foram campeões da competição. A comissão técnica ainda conta com o preparador físico Maraílton Jardim e o treinador de goleiros Ferro, campeões no ano passado e que permaneceram na seleção.

DESAFIANTE – Depois de oito anos afastada do Intermunicipal, Macarani retorna em 2018 e espera dar trabalho a campeã Eunápolis na largada da competição. Para isso, a seleção do sudoeste baiano aposta no bom trabalho do técnico Leleta, que como atleta jogou o torneio e treinou a equipe nas melhores campanhas do município pela competição.

Macarani foi semifinalista em 2006 e, um ano antes, foi eliminada nas quartas de final pela seleção de Cachoeira. Experiente, Leleta já treinou seleções tradicionais do Intermunicipal como Coaraci, Itajuípe, Itamaraju e Itapetinga.

Jogadores de Macarani realizaram o último treino nesta sexta-feira (10)

A base do time é formada por atletas da cidade. O volante Bagaceira foi finalista do certame em 2007, atuando pela seleção de Porto Seguro, e, em 2016, por Itabela. O atacante Romerito, que sabe se colocar bem na área, é a esperança de gols da equipe. Outros destaques da equipe são: João, zagueiro, 17 anos; Ralf, meio-campo, 18; Pixica, meio-campo, 24; Jadson, meio-campo, 16; e Léo, lateral-direito, 17.

Em Eunápolis, o trio de arbitragem designado é do quadro da CBF: Árbitro – Edvalter Marinho dos Santos, de Ubaitaba; Assistentes – Wesley Silva Santos, de Itabuna, e Edevan de Oliveira Pereira, de Itambé. A quarto árbitro é Jamilly Costa Oliveira, de Eunápolis.

MAIS JOGOS – Também no domingo (12), às 15 horas, serão disputados os outros 31 jogos pela primeira rodada do Campeonato Intermunicipal de 2018.

Jogos da primeira rodada, 12/08 – domingo

Eunápolis x Macaraní (Jogo ao vivo com transmissão da TVE)

Canudos x Cipó

Paulo Afonso x Euclides da Cunha

Campo Formoso x Senhor do Bonfim

São Domingos x Valente

Retirolândia x Biritinga

Ichú x Conceição do Coité

João Dourado x Feira de Santana

Morro do Chapéu x Itaberaba

Pé de Serra x Santa

Conceição da Feira x Riachão do Jacuípe

Terra Nova x Lauro de Freitas

Camaçari x Santo Amaro

Maragojipe x Saubara

Sapeaçu x Cachoeira

Ibirapitanga x Ubaíra

Jaguaquara x Ipiaú

Ituberá x Valença

Santo Antônio de Jesus x Ubaitaba

Itabuna x Itajuípe

Ubatã x Uruçuca

Brumado x Paratinga

São Desidério x Luís Eduardo Magalhães

Itororó x Vitória da Conquista

Barra do Choça x Itambé

Canavieiras x Camacan

Arataca x Una

Floresta Azul x Ibicaraí

Itajú do Colônia x Itapé

Pau Brasil x Itapetinga

Prado x Porto Seguro

Teixeira de Freitas x Itamaraju

OBS: O jogo entre as seleções de Eunápolis e Macaraní, será realizado às 10h30 horas, com a transmissão da TVE Bahia, os demais jogos serão realizados ás 15 horas.

Por FBF com informações de Lucas Aguiar e André Freitas

Comentários