Final do Intermunicipal: Primaverão vai vibrar neste domingo

Casa cheia para o primeiro jogo da final

Todos os caminhos levam os torcedores da região Centro Sul da Bahia, no próximo domingo (9), à tarde, ao Estádio Primaverão, que certamente estará lotado – a praça esportiva tem capacidade para 8 mil pessoas – para o primeiro jogo da final do 61º Campeonato Intermunicipal. Itapetinga e Itamaraju lutam pelo terceiro título da maior competição de futebol amador do país.

Ambas as cidades têm seus nomes de origem indígena. Na língua Tupi, Ita é pedra e Tinga significa branca. Itapetinga é pedra branca. Ita também está na nomenclatura de sua adversária, que possui o mara (região montanhosa) e o ju (primeira sílaba do rio Jucuruçu). Itamaraju é, portanto, rio das pedras. Ou seja, essa decisão vai ser pedreira!

Itapetinga é bicampeã do Intermunicipal, derrotando na final a seleção de Tucano, em 1995, e a seleção de Muritiba, em 1996. O técnico Marcos Correia utiliza o esquema tático 3-5-2, com três zagueiros, que voltou a ser utilizado no último jogo, com Gil, Tiago Leal e Julnho, que substituiu ao suspenso Virlei. Ele retorna ao time titular nas finais contra Itamaraju.

PRIMEIRA VEZ – As seleções de Itapetinga e Itamaraju farão uma final inédita de Intermunicipal, mas, em outras fases da competição, elas já se enfrentarem em seis oportunidades. Foram três vitórias de Itamaraju, um triunfo de Itapetinga e dois empates.

Na equipe de Itapetinga têm quatro jogadores que foram campeões no ano passado por Eunápolis: os zagueiros Julinho e Tiago Leal, o lateral-esquerdo Filipinho e o meia Lei, três vezes campeão do Intermunicipal (2001 por Coaraci, 2013 por Itajuípe e 2017 por Eunápolis), considerado o maestro do time do técnico Marcos Correia.

O goleiro Erick, herói da classificação às finais, o zagueiro Gil Borges e o meia Miller jogaram por Itamaraju no ano passado. Fora de campo, a seleção da cidade do Boi Gordo tem o apoio incondicional da torcida Os Fanáticos, que promete fazer uma linda festa no Primaverão.

Do lado de Itamaraju, o experiente técnico Beto Oliveira, com quatro títulos de Intermunicipal (no ano passado levou Eunápolis à conquista do troféu), volta ao banco de reservas após cumprir suspensão.

Os itamarajuenses foram campeões em 2002, derrotando Euclides da Cunha nas finais, e superou Cachoeira em 2004. Seu ataque, que já marcou 24 gols, tem em Kaká e Naian, ambos com oito bolas na rede, os destaques da atual competição.

O meia Robinho sentiu uma contusão e está fora do jogo. Em seu lugar, Vitamina, que atuou na última partida contra Santo Amaro, recebeu o terceiro cartão amarelo. Assim, o técnico Beto Oliveira vai entrar com Breno no meio-campo, ao lado de Jacaré, Diego e Dondon. Na lateral direita, Juninho também está suspenso e será substituído por Lucas.

A sempre festiva torcida organizada TOMA organizou uma caravana para apoiar a seleção em Itapetinga. A exemplo do que ocorreu com a Mancha, de Santo Amaro, eles pretendem organizar um churrasco antes do jogo com o pessoal da Os Fanáticos. Uma prova de que, acima da rivalidade esportiva e do desejo de ser campeão, os torcedores do Intermunicipal promovem a paz no futebol. 

TEVÊS PRESENTES  Como vem ocorrendo no Intermunicipal 2018, os torcedores de outras cidades terão o privilégio de acompanhar as finais da competição. E contarão com duas boas opções: a TV FBF e a TVE, que estarão presentes na cidade de Itapetinga.

A narração na TV FBF será de Flankel Lima, com comentários do convidado especial Maurício Maciel, reportagens de Vívian Barbosa e imagens de Lucimário Ribeiro. A produção é de Haroldo Mattos. Para assistir ao jogo basta acessar ao link disponibilizado no site da FBF momentos antes de a bola rolar

NA TVE, a partida será apresentada por Valter Lima, com comentários de Elton Serra e Vidal Cordeiro Lopes, presidente da Comissão Estadual de Árbitro de Futebol (CEAF-BA), será o responsável por analisar a arbitragem.
Para interagir pelas redes sociais basta utilizar a hashtag #IntermunicipalNaTVE ou enviar suas fotos e vídeos para o número de Whatsapp (071) 9 9626 0307. Os vídeos serão exibidos ao longo da programação.

NO APITO – Em seu quarto jogo no Intermunicipal 2018, o soteropolitano Bruno Pereira Vasconcelos, que mora em Madre de Deus, comanda o trio de arbitragem todo da CBF nesta primeira final, em Itapetinga. Este ano, ele já trabalhou nos Campeonatos Brasileiros das Séries B e C, no Brasileiro, Copa do Brasil e Copa do Nordeste Sub-20 e no Brasileiro e Copa do Brasil Sub-17.

Com 28 anos, Bruno também foi o árbitro da primeira final do Intermunicipal no ano passado, quando a campeã Eunápolis goleou Euclides da Cunha por 5×0 e na volta ocorreu empate por 2×2. Seu pai, Josemário Vasconcelos atuou como árbitro na década de 90, trabalhando com o presidente de honra da CEAF-BA, Wilson Paim.

“Meu pai foi minha inspiração, um profissional da arbitragem dedicado e eu procuro seguir seus passos”, informou Bruno, que está casado há quatro anos, mas ainda não tem filhos. Perguntado se queria que o filho fosse árbitro como o pai e o avô, ele respondeu: “deixarei ele escolher”.

*Com informações de Lucas Aguiar 

FICHA TÉCNICA
Itapetinga x Itamaraju
Local: Estádio Primaverão, em Itapetinga.
Dia e hora: Domingo (9/12), às 15h10.
Itapetinga: Éric, Gil Borges, Virlei e Tiago Leal; Alex Júnior, Étlon, Miller, Ley e Felipinho; Tiuí e Totinga. Técnico: Marcos Correia.
Itamaraju: Geovanne, Lucas, Guilherme, Jocélio e Rodolfo; Jacaré, Diego, Dondon e Breno; Kaká e Naian. Técnico: Beto Oliveira.
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (CBF-Salvador).
Assistentes: Jucimar dos Santos Dias (CBF-Salvador) e Ledes José Coutinho (CBF-Feira de Santana).
4º Árbitro: Edvalter Marinho dos Santos (CBF-Ubaitaba).
5º Árbitro: Bruno Nogueira Prado (FBF-Vitória da Conquista).
6º Árbitro: Paulo Henrique Correia Santos (FBF-Itapetinga).

CAMPANHA DE ITAPETINGA

38PG/16J/10V/04E/02D/32GP/08GC/24SG/APROVEITAMENTO DE 70.8%

PRIMEIRA FASE
Pau Brasil 0x2 Itapetinga
Itapetinga 1×2 Eunápolis
Macarani 0x0 Itapetinga
Itapetinga 2×0 Macarani
Eunápolis 0x1 Itapetinga
Itapetinga 4×1 Pau Brasil
SEGUNDA FASE
Teixeira de Freitas 0x3 Itapetinga
Itapetinga 1×1 Teixeira de Freitas
TERCEIRA FASE
Ibicaraí 0x4 Itapetinga
Itapetinga 8×0 Ibicaraí
OITAVAS DE FINAL
Retirolândia 0x1 Itapetinga
Itapetinga 1×0 Retirolândia
QUARTAS DE FINAL
Itambé 1×1 Itapetinga
Itapetinga 0x0 Itambé / Nos pênaltis: Itapetinga 4×2
SEMIFINAIS
Itapetinga 1×0 Euclides da Cunha
Euclides da Cunha 3×2 Itapetinga – Nos pênaltis: Itapetinga 4×3
FINAIS
09/12 (Domingo) – Itapetinga x Itamaraju
16/12 (Domingo) – Itamaraju x Itapetinga

CAMPANHA DE ITAMARAJU
38PG/16J/12V/02E/02D/31GP/07GC/24SG/APROVEITAMENTO DE 79.8%

PRIMEIRA FASE
Teixeira de Freitas 0x1 Itamaraju
Itamaraju 2×0 Prado
Itamaraju 1×1 Porto Seguro
Porto Seguro 0x1 Itamaraju
Prado 0x1 Itamaraju
Itamaraju 4×2 Teixeira de Freitas
SEGUNDA FASE
Pau Brasil 0x4 Itamaraju
Itamaraju 5×0 Pau Brasil
TERCEIRA FASE
Itapé 1×0 Itamaraju
Itamaraju 2×0 Itapé
OITAVAS DE FINAL
Brumado 2×4 Itamaraju
Itamaraju 3×0 Brumado
QUARTAS DE FINAL
Santo Antônio de Jesus 0x0 Itamaraju
Itamaraju 2×0 Santo Antônio de Jesus
SEMIFINAIS
Santo Amaro 0x1 Itamaraju
 Itamaraju 0x1 Santo Amaro – Nos pênaltis: Itamaraju 4×2
FINAIS
09/12 (Domingo) – Itapetinga x Itamaraju
16/12 (Domingo) – Itamaraju x Itapetinga

Por Comunicação FBF

Comentários