Federação confirma fase preliminar na Série A do Carioca de 2017

ferjA Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FFERJ), na tarde desta terça-feira (1), realizou o Arbitral que definiu e divulgou o regulamento do Campeonato Carioca da Série A para 2017. Depois de ter o formato alterado em 2016, para a próxima temporada, a Federação estipulou novas mudanças, outorgadas na reunião. A principal novidade será a realização de uma fase preliminar envolvendo os dois clubes que conquistaram o acesso nesta temporada e os quatro últimos de 2016.

Recém chegados à primeira divisão, Nova Iguaçu e Campos se juntam a Cabofriense, Portuguesa, Tigres e Bonsucesso, que formarão um hexagonal no mês de janeiro. Os dois primeiros se juntam aos demais 10 que disputaram a primeira divisão deste ano: Vasco, Botafogo, Fluminense, Flamengo, Macaé, Resende, Volta Redonda, Boavista, Bangu e Madureira. Os demais quatro farão um quadrangular onde os dois últimos serão rebaixados e disputarão a Série B de 2017.

O grupo A – como será chamada a fase preliminar – terá seu início em 11 de janeiro, com os seguintes confrontos: Campos x Bonsucesso, Tigres x Cabofriense e Portuguesa x Nova Iguaçu. Já a fase principal, com os 12 times, iniciará em 28 de janeiro e já terá um clássico na rodada inaugural, entre Vasco e Fluminense. Botafogo, Flamengo, Boavista, Madureira, Macaé e o segundo colocado da fase preliminar compõem o grupo B. O grupo C será formado por Vasco, Fluminense, Volta Redonda, Bangu, Resende e a melhor equipe do grupo A.

A fase principal da Série A será dividida em dois turnos, com a volta das Taças Guanabara e Rio. Em cada um, dois grupos com seis, onde os dois primeiros decidem as semifinais em jogo único e cruzamento olímpico. As semifinais do Carioca serão definidas pelos campeões de turno, que se juntam aos dois times de melhor campanha, excetuando estes campeões. A decisão geral será definida em dois jogos, sem vantagem de empate.

A rodada inaugural da fase principal terá os seguintes confrontos, além do Clássico dos Gigantes: Flamengo x Boavista, Macaé x Madureira e Resende x Volta Redonda. O Botafogo encara o segundo colocado do grupo A e o Bangu, o primeiro.

Por Redação FutRio

Comentários