FBF inicia cronograma de vistorias em estádios para temporada 2019

O estádio Tomatão, em Teixeira de Freitas, será vistoriado nos dias 18 e 19 de agosto

A temporada 2018 ainda está em andamento, mas a Federação Bahiana de Futebol já planeja o ano de 2019 do futebol baiano. O motivo, mais uma vez, é o cuidado especial com as praças esportivas do estado.

A FBF não abre mão de antecipar os trabalhos quando estão “em jogo” segurança, instalações, campo de jogo, iluminação e gramados. Como já é de conhecimento da comunidade do futebol, estes são quesitos indispensáveis para que um estádio esteja apto a receber uma partida oficial.

Mas, para se chegar à condição ideal de um equipamento, é necessário um trabalho criterioso. Por isso, a FBF iniciará no mês de julho, a cerca de seis meses do início da temporada 2019, as vistorias nos estádios que serão utilizados pelos clubes do estado.

Até agosto serão vistoriadas todas as praças esportivas que receberão jogos das Séries A e B do Baianão 2019. Tudo para que, os governos municipais e clubes tenham prazo para realizar as melhorias necessárias até 15 de dezembro. Através da Recomendação 06/2018 (Confira ao final da matéria), o Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do 3º Promotor de Justiça do Consumidor, Olímpio Coelho Campinho Junior indicou que FBF estabeleça a data como prazo limite para que sejam apresentados os laudos técnicos, exigidos pela Portaria 290/2015 do Ministério dos Esportes, de todos os estádios vistoriados, sob pena de não utilização da praça esportiva no ano de 2019.

As vistorias serão feitas pelo coordenador de vistorias da entidade, Coronel PM Jorge Inácio Diniz. Capacidade de cada estádio, condições de segurança, instalações em geral (higiene, banheiros e vestiários), campo de jogo, iluminação e qualidade dos gramados serão avaliados pelo profissional.

O primeiro estádio a passar pela vistoria técnica será o Adauto Moraes, em Juazeiro. O Coronel Diniz visitará o local em três datas, nos dias 5, 6 e 7 de julho. De lá, ele seguirá para Jequié, no Estádio Waldomiro Borges, nos dias 16 e 17 de julho.

A terceira parada será em Vitória da Conquista, onde o Lomanto Júnior será vistoriado nos dias 18 e 19 de julho. Nos dias 27 e 28 do mesmo mês, será a vez do Antônio Carneiro, em Alagoinhas, passar pela vistoria. O último estádio a receber o vistoriador em julho será o Alberto Oliveira, em Feira de Santana, no dia 31.

Já em agosto, o cronograma será retomado nos dias 6 e 7, no Eliel Martins, em Riachão do Jacuípe. Ainda no dia 7,e no dia 8, será a vez do José Rocha, em Jacobina.

No dia 17 de agosto, Coronel Diniz visitará o Mário Pessoa, em Ilhéus, e de lá seguirá para Teixeira de Freitas, onde visitará o Antônio Rodrigues Santana nos dias 18 e 19.

Em seguida, o coordenador de vistorias retornará para Salvador, local de encerramento das avaliações. Os Estádios Roberto Santos (Pituaçu), no dia 22; Arena Fonte Nova, no dia 23; e Manoel Barradas (Barradão), no dia 28 de agosto finalizam o cronograma.

Os presidentes de cada clube devem adotar as providências no sentido de viabilizar o acesso do(s) preposto(s) da FBF no estádio, sob pena de não haver a vistoria e assim a consequente não liberação do estádio. Em caso de não aprovação da praça em 15 de dezembro, o clube não poderá realizar jogos em seu próprio mando de campo e não poderá indicar estádio alternativo, cabendo à FBF indicar um dos estádios em Salvador para que as partidas ocorram.

O cronograma de Vistorias Técnicas das Condições de Segurança, Capacidade, Higiene e Engenharia dos Estádios que abrigam Jogos de Competições Oficiais das Séries A e B do Baianão foi publicado através da RDI-05/18.

Por FBF

Comentários