Em votação, clubes mantêm limite de idade para atletas na Copa Governador

FBFNo último 2 de agosto, a Federação Bahiana de Futebol e os clubes até então interessados na participação da Copa Governador do Estado 2016 se reuniram na sede da entidade. Na oportunidade, através de votação, a fórmula de disputa da competição.

Naquele dia, os presentes também definiram uma inovação para o campeonato. Por ampla maioria de votos, foi aprovado um limite de idade para os atletas que disputam o certame. Cada equipe terá que inscrever pelo menos 25 jogadores com idade até 23 anos. Os outros dez, para completar um elenco de 35, serão sem limite de idade.

A proposta foi sugerida pelo presidente do Fluminense de Feira, Gerinaldo Costa, que divergiu da sugestão da diretoria da FBF, que propôs manter o critério utilizado na Série B do Baianão 2016, onde a proporção é de 29 com idade máxima de 23 anos e seis sem limite. Apenas dois clubes votaram contra as duas propostas, o Vitória da Conquista e o Jacobina.

FVFNesta quarta-feira (24), 22 dias depois, a entidade e os clubes, já inscritos na Copa Governador, voltaram a se reunir para tratar sobre o assunto. Após nova manifestação do Fluminense, que voltou atrás na sua decisão, a entidade optou por ouvir todos os participantes.

O mandatário do Touro, Gerinaldo Costa revelou ter errado em se posicionar a favor do limite de idade diante das condições do seu clube. O dirigente, então, fez uma nova sugestão, agora de ter o mínimo de dez atletas com idade até 23 anos e os outros 25 sem limite de idade.

Mesmo com o critério aprovado em Conselho Técnico e já publicado em regulamento da competição, o presidente da FBF, Ednaldo Rodrigues, com base no que rege o Estatuto do Torcedor, no que diz respeito ao direito a manifestações de clubes ou torcedores até 45 dias antes do início da competição, levou o tema para nova discussão. O dirigente manteve seu comportamento democrático e realizou uma nova votação, com as presenças de presidentes e representantes do próprio Fluminense, do PFC-Cajazeiras (Pituaçu Futebol Clube Cajazeiras), Atlântico, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Jacobina.

okPorém, por seis votos a um, foi mantido o critério aprovado no Conselho Técnico, de pelo menos 25 jogadores com idade até 23 anos e os outros dez sem limite de idade. Jacuipense e Atlético de Alagoinhas não compareceram à reunião, mas enviaram documentos também se posicionando a favor da manutenção do que foi aprovado no dia 2.

Agora, os clubes têm até o dia 28 de setembro, dez dias antes do início da Copa Governador, para inscrever pelo menos 18 jogadores na competição.

Além do presidente Ednaldo Rodrigues, a diretoria da FBF esteve presente no encontro com o vice-presidente, Ricardo de Lima; a diretora técnica, Taíse Galvão; e o assessor jurídico, Manfredo Lessa.

Por Federação Bahiana de Futebol

Comentários