Com Ceará, Copa do Nordeste pode parar na Justiça

 

????????????????????????????????????

Torcedores de pelo menos dois Estados estão prontos para ingressar na Justiça Comum se a CBF confirmar o Ceará na Copa do Nordeste, o que configuraria uma virada de mesa na competição. Essa mobilização reúne apaixonados pelo Fortaleza e por Santa Cruz e Nautico e não aceita a eventual inclusão do Alvinegro ceraense na Copa, como pretende a CBF, que se considera respaldada pela ‘desistência’ de clubes que teriam direito à vaga por critérios técnicos.

Esses torcedores agiriam em sintonia com seus clubes, mas sem o aval oficial deles. A Copa do Nordeste está com uma pendência: a definição da segunda vaga do Estado do Ceará. Pelo regulamento, o vice-campeão estadual estaria assegurado na competição. Mas o Uniclinic abriu mão da disputa dias atrás. Alegou falta de condições financeiras para montar o time, embora a Copa seja cobiçada por todos os clubes da região por garantir cifras bem superiores ao que recebem pela participação nos estaduais.

O Ceará foi o quinto no campeonato local deste ano. O terceiro e quarto, Guarani de Juazeiro e Guarany de Sobral, respectivamente, também se manifestaram formalmente contrários a fazer parte da Copa. Tomaram essa decisão, segundo afirmaram seus dirigentes, após informados que teriam de arcar com as despesas do evento – passagens aéreas e hospedagem – e que a cota pela presença na Copa, cerca de R$ 400 mil, seria entregue ao Uniclinic.

Na sequência, o Guarani de Juazeiro voltou atrás e enviou outro documento à CBF, candidatando-se à vaga e justificando sua mudança de rumo em razão das informações iniciais que lhe teriam passado em reunião promovida pela Federação de Futebol do Ceará. Na verdade, os custos de transporte para outro Estado e de hospedagem são de responsabilidade dos organizadores da Copa do Nordeste.

A CBF ficou então de dar uma resposta. O sorteio de grupos da Copa do Nordeste foi feito na semana passada, sem que se conheça ainda o segundo representante do Estado. O primeiro é o atual campeão cearense, o Fortaleza.

Por Terra

Comentários