Baianão fica apenas em 7º no ranking de público do estaduais de 2017

‘Vamos intensificar as ações’, diz presidente da FBF sobre fraco público no Baianão

O Campeonato Baiano deste ano teve uma baixa média de público nos estádios. No ranking dos estaduais, o Baianão ficou apenas na sétima colocação com 3.659 pagantes. Em entrevista exclusiva ao Bahia Notícias, nesta sexta-feira (12), o presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF) Ednaldo Rodrigues reconheceu o baixo público, mas explicou alguns fatores.

“Existem alguns fatores que contribuíram para ter esta média de público. Um deles é o horário fora do padrão dos jogos do Campeonato Baiano, como os realizados às 21h45, por causa da TV. É muito tarde e faz com que o torcedor deixe de ir. Outro fator são os jogos de outros campeonatos, como Copa do Brasil, Copa do Nordeste, fazendo com que o torcedor faça opção de qual ele vai dar preferência”, explicou ele, que lembrou que o Baianão teve a melhor média do Norte-Nordeste. O Pernambucano teve apenas 1.612.

No entanto, ele reconheceu que o número é insatisfatório e prometeu que a FBF vai intensificar as ações junto aos clubes para atrair o público aos estádios e mudar este cenário na edição de 2018.

“A FBF sempre faz algumas ações e vamos intensificá-las junto aos clubes para o próximo Campeonato Baiano. Ações de interação com os torcedores, distribuir premiações principalmente nos jogos realizados no interior”, revelou.

Os três BaVis do Baianão atraíram uma média de cerca de 32.762 pagantes. Enquanto que a média total do campeonato foi bem baixa. Sobre o público do interior, Ednaldo disse que vai conversar com a TV sobre as transmissões para as praças onde o jogo está sendo realizado.

“Os jogos no interior são transmitidos diretamente para as praças locais onde estão sendo realizados, isso faz com que o torcedor opte por assistir em casa, ao invés de ir para o estádio. Vamos tentar ver com a TV para mudar isso, para que ela não transmita os jogos para as praças onde estão sendo realizados”, afirmou.

Sobre o horário das 21h45, Ednaldo disse que não tem o que fazer para mudar isso.

“Não podemos fazer nada e não vamos fazer por causa do contratos que temos com a TV”, disse.

A edição do Campeonato Baiano de 2018 deverá começar no dia 28 de janeiro.

Confira a lista da média de público dos nove melhores estaduais:

  1. Paulista 9.768
  2. Mineiro 5.491
  3. Gaúcho 4.633
  4. Carioca 4.323
  5. Paranaense 3.820
  6. Goiano 3.692
  7. Baianão 3.659
  8. Catarinense 2.986
  9. Pernambucano 1.612

Por Leandro Aragão

Comentários